A VDMA

O Brasil precisa de uma democracia forte e de reformas políticas e econômicas

id:27055663

O Brasil precisa de uma democracia forte e de reformas políticas e econômicas

Incertezas em relação ao futuro do país continuam depois da eleição presidencial • Primeiro semestre de 2018 registra um aumento nas exportações de máquinas alemãs para o Brasil • Investimentos paralisados em diversos setores

Frankfurt/São Paulo, 30 de outubro de 2018 – O setor de máquinas e instalações industriais da Alemanha tem opiniões divergentes em relação à eleição do presidente Jair Bolsonaro. O Brasil é um dos seus mais importantes mercados, apesar dos resultados decepcionantes dos últimos anos. “As condições do país são desafiadoras para as indústrias de pequeno e médio porte. É difícil saber se um presidente, que diz não entender de economia, vai conseguir implantar mudanças. Mas o Brasil precisa de uma democracia forte,” diz Ulrich Ackermann, diretor do Departamento de Comércio Exterior da VDMA. Segundo ele, seria positivo retomar, o quanto antes, as negociações do Acordo de Livre Comércio UE-Mercosul. O Brasil desempenha um papel importantes nesse tratado e a sua assinatura poderia beneficiá-lo com o aumento na troca de mercadorias e com impulsos econômicos adicionais.

Grande parte das mais de 300 empresas associadas da VDMA que atuam no Brasil teve, no período de 2014 a 2017, uma diminuição significativa na demanda de seus produtos. Mesmo assim, mantiveram seus investimentos no país. Também, entre 2011 e 2017, as exportações de máquinas alemãs para o Brasil registraram uma redução de 50%, caindo de 3 bilhões de euros para 1,6 bilhão. Já no primeiro semestre de 2018 houve uma reação - os 879 milhões de euros alcançados pelas exportações de máquinas alemãs para o Brasil representam um crescimento de 21% sobre o mesmo período do ano anterior. A expectativa do setor industrial alemão é que Bolsonaro tome as medidas adequadas para trazer estabilidade à economia, beneficiando os brasileiros com mais prosperidade.


Para alcançar esses objetivos, seriam necessárias as seguintes medidas:

  • A defesa da ordem democrática
  • Promover a privatização das empresas estatais
  • Uma política ativa contra a corrupção
  • A diminuição do aparato estatal e da burocracia

Para Thomas Junqueira Ayres Ulbrich, diretor do escritório da VDMA em São Paulo:

„Muitas empresas fabricantes de máquinas e instalações industriais observaram no seu setor uma enorme redução de aportes financeiros. Existe a esperança que, em meio a um quadro de mudanças na economia, o clima de investimentos
possa mudar rapidamente, trazendo crescimento econômico já em 2019.”

O enfraquecimento do mercado nacional nos últimos anos fez com que muitas subsidiárias alemãs fortalecessem suas atividades no setor de serviços e aumentassem as exportações da produção nacional para outros países sul-americanos.

Ackermann, Ulrich
Ackermann, Ulrich
Zurück