A VDMA

Otimismo no ambiente de negócios

id:26970515

Pesquisa realizada com associados da VDMA Brasil no 1º. semestre de 2018 ano indica uma melhora no quadro das atividades empresariais

 

Um levantamento feito com as empresas associadas a VDMA Brasil no primeiro semestre deste ano indica uma melhora nas condições gerais de negócios em comparação com os dados obtidos na segunda metade de 2017. Naquela ocasião, 25% dos entrevistados avaliavam a situação como sendo má, enquanto que na pesquisa atual esse índice é 15%. Comprovando essa tendência, o porcentual de empresários que consideravam a situação boa passou de 29% para 36%, enquanto que aqueles que a julgam normal manteve-se praticamente inalterado (46% para 48%).

 

“A maioria das nossas empresas associadas atua no país há décadas e já passou por alguma crise econômica”, declara Thomas Junqueira Ayres Ulbrich, diretor do escritório da VDMA - Brasil.   A superação das dificuldades para garantir a sobrevivência é um processo que exige a adoção de diferentes estratégias. Na atual conjuntura, segundo Ulbrich, “as exportações para países da América do Sul, o lançamento de novos produtos e o fortalecimento das atividades na área de serviços”, são as medidas adotadas com mais frequência.

 

Os resultados da pesquisa reforçam essa visão. Quando indagados sobre a utilização da capacidade de produção e serviços, 30% dos entrevistados a consideraram alta na pesquisa do 1º. semestre deste ano, contra 7% no levantamento anterior, o que representa um crescimento de 30 pontos porcentuais. Reforçando essa posição, mas sob um ponto de vista contrário, na enquete deste ano 30% dos empresários avaliaram a utilização da capacidade de produção e serviços de sua empresa como baixa, uma queda de 11 pontos na comparação com os 41% obtidos no estudo realizado no 2º. semestre de 2017.

 

A pesquisa da VDMA foi realizada no período de abril-maio de 2018 com empresas associadas sediadas em todo o território nacional. Dos 376 questionários distribuídos ao principal executivo de cada empresa, 38 (10,1%) foram integralmente respondidos.

Schmidt, Verena
Schmidt, Verena
Zurück